Seu queixo é maior ou menor que o normal? Saiba porque isto é questão de saúde e não apenas estética

Um sorriso bonito e uma face harmônica é o sonho de qualquer um. Atualmente, com os avanços da ciência, a Odontologia Estética já consegue oferecer um sorriso de artista para todos. Com a medicina e a cirurgia plástica, pequenos detalhes de estética facial também podem ser resolvidos. Você sabia que o Cirurgião Dentista pode modificar esteticamente e funcionalmente a sua estrutura facial, melhorando, e muito, a sua saúde? Confira no post de hoje como isso é possível.

Perfil Facial

O rosto visto de perfil é caracterizado principalmente pelo tamanho e/ou posição da maxila e/ou da mandíbula. Existem três tipos diferentes de perfil: o popularmente chamado perfil harmônico, perfil prognata e perfil retrognata.

Perfil Harmônico

É aquele perfil em que a maxila (arcada superior) e a mandíbula (arcada inferior) encontram-se em equilíbrio, proporcionando uma face de estética agradável. Esses pacientes não costumam apresentar grandes problemas dentários, nem de apneia nem de dores na articulação mandibular e sua mordida é normal com a parte superior cobrindo levemente a parte inferior.

Perfil Prognata

O paciente com esse perfil apresenta desarmonia entre as posições da maxila e da mandíbula e, ao morder, a parte inferior da arcada cobre anteriormente a parte superior. O perfil prognata tem melhor aceitação no gênero masculino, uma vez que é aquele indivíduo que aparenta ter um queixo grande e mais para frente, tornando a face mais marcante e acentuada. É comum, mesmo que em menor frequência, encontrarmos problemas relacionados a dores na articulação mandibular por conta da posição da maxila mais para trás do que o normal ou por conta do tamanho avantajado da mandíbula, prejudicando a mordida e a mastigação.

Perfil Retrognata

O paciente com perfil retrognata apresenta ou uma maxila posicionada mais para frente do que o normal ou uma mandíbula pequena comparada ao padrão, tornando a face mais feminina. Em casos mais graves, prejudica muito a estética da face, dando a impressão que o indivíduo é “bicudo” ou “dentuço”. Nesses casos, principalmente quando a mandíbula é pequena e posicionada mais para trás, além da mordida estar prejudicada, o indivíduo pode apresentar alguns quadros de apneia, de ronco e de dor nas articulações mandibulares.

Tratamento

O tratamento em pacientes adultos que possuem perfil Prognata ou Retrognata é feito por meio da Cirurgia Ortognática, que tem como objetivo corrigir as bases ósseas da maxila e da mandíbula e transformar esse mesmo perfil em um perfil harmônico, como descrito mais acima.

Cirurgia Ortognática

A Cirurgia Ortognática, realizada sempre em nível hospitalar e com anestesia geral, é feita por um profissional capacitado, o Cirurgião Buco Maxilo Facial, juntamente com o trabalho de um Ortodontista, que prepara e posiciona os dentes nas arcadas com aparelho ortodôntico. A cirurgia é feita através de cortes nos ossos da maxila e/ou mandíbula com o intuito de corrigir suas posições que estavam inadequadas, posteriormente reposicionando-as em localizações ideais previamente estudadas e definidas pelo Cirurgião. A maxila e a mandíbula são fixadas nessas novas posições com miniplacas e miniparafusos de titânio. Além dos resultados funcionais, como correção da mastigação, melhora nos quadro de dores nas articulações mandibulares e apneia do sono, devem ser destacados os resultados estéticos e a melhora da autoestima do paciente.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Você se encontrou em algum desses perfis? Consulte seu dentista para saber se a Cirurgia está indicada para o seu caso. Marque uma avaliação.




Summary
Seu queixo é maior ou menor que o normal? Saiba porque isto é questão de saúde e não apenas estética
Article Name
Seu queixo é maior ou menor que o normal? Saiba porque isto é questão de saúde e não apenas estética
Description
Você sabia que o Cirurgião Dentista pode modificar esteticamente e funcionalmente a sua estrutura facial, melhorando, e muito, a sua saúde? Confira no post de hoje como isso é possível.
Author

Formado em 1997 como Técnico em Prótese Dentária, aprendeu todos os detalhes e perfeições da anatomia e formatos de um dente, além de proporções para um sorriso harmônico.

Deixe seu comentário!

comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *