Você sabia que a ausência parcial ou total dos dentes interfere negativamente na saúde física e emocional das pessoas? Além de reduzir a capacidade de mastigação, afetando a vontade de se alimentar e as preferências alimentares, a ausência dos dentes causa um impacto estético importante.
Para devolver a função mastigatória, melhorar o estado nutricional do paciente, a autoestima e a qualidade de vida ao sujeito, a busca pelo tratamento deve ser imediata.
O tratamento se dá através da reabilitação protética ou da reabilitação com implante e tem como objetivo substituir o dente ou dentes ausentes. Para não haver mais dúvidas entre qual dessas duas reabilitações escolher e quais são as suas diferenças, acompanhe nosso post de hoje.
Tratamento
Existem diferentes opções de tratamento feitos com dentes artificiais produzidos com materiais que reproduzem cor, formato e resistência, imitando um dente natural. O dentista irá sempre oferecer o melhor, às vezes com segundas e terceiras sugestões de tratamento para que você possa definir com ele o tratamento mais adequado para o seu eu caso.
Prótese Removível ou Total
Esse tipo de prótese é conhecida popularmente como dentadura. Pode ser feita para substituir um dente, um grupo de dentes (prótese removível parcial) ou substituir todos os dentes (prótese removível total).
Como o nome já diz, é removível, então o paciente tem liberdade de tirá-la e recolocá-la quando quiser ou precisar.
Prótese Fixa
A prótese fixa, como o nome já diz, é cimentada e não pode ser removida pelo paciente. Geralmente é feita de porcelana, considerada o melhor material, mas também pode ser feita de resina. A prótese pode ser colocada sobre um pino inserido na raiz de um único dente ou pode ser feita apoiando-se nos dentes vizinhos que serão preparados para servir como pilares, método mais conhecido como ponte dentária.
Implante dentário
O implante dentário serve como substituto da raiz de um dente natural ausente. O implante de titânio é instalado dentro do osso, tanto na maxila (arcada superior) como na mandíbula (arcada inferior) por meio de cirurgia.
Aproximadamente seis meses depois da cirurgia, quando o implante já se integrou e cicatrizou no osso, uma coroa de dente artificial é colocada e fixada sobre ele. Hoje, com implantes Straumann (líder mundial), a cicatrização óssea se dá por volta de 40 dias.
Independentemente do tipo de tratamento escolhido, o ideal é que o paciente que possui prótese ou implante faça um acompanhamento com intervalos de três meses, seis meses, ou o intervalo que for sugerido pelo Dentista para ajustes e orientações – a chamada manutenção preventiva.
Como Escolher?
A escolha deverá ser feita com base na avaliação e orientação do seu Dentista, mas também de acordo com seus desejos e vontades.
É de suma importância saber qual a diferença entre os tipos de tratamento para substituição do dente ou dentes ausentes, porém, é o profissional Cirurgião Dentista quem irá avaliar e definir, juntamente com o paciente, o que é melhor e mais viável para resolver o caso. Converse com seu Dentista!
E você? Entendeu a diferença? Qual desses você usa? Compartilhe sua experiência conosco e escreva seu comentário. Aproveite para marcar uma avaliação com quem entende do assunto, ligue para a Clínica do Dr. Fernando Reis.

Saved as a favorite, I love your site!
I loved your post.Thanks Again. Really Great.