Erosão dental: saiba quais são as causas e como tratar

Seus dentes estão desgastados ou sensíveis? O seu problema pode ser erosão dental. A erosão dental é um processo fisiológico que ocorre durante toda a vida, porém, pode se tornar patológico quando há uma intensificação do processo. O consumo frequente de alimentos e bebidas ácidas ou até mesmo o refluxo do ácido do estômago podem provocar a erosão do dente. A seguir, saiba um pouco mais sobre erosão dental e como evitá-la.

Causas

A erosão dental pode ter causas intrínsecas ou extrínsecas. A erosão de causa intrínseca ocorre quando o refluxo, que é a regurgitação do ácido gástrico, entra em contato com os dentes por problemas de saúde, como a bulimia. A erosão de causa extrínseca ocorre quando alimentos ácidos, como frutas cítricas e refrigerantes, entram em contato com o esmalte do dente.

Como ocorre a erosão dental

O dente é composto por um mineral chamado hidroxiapatita. Quando um produto ácido entra em contato com o esmalte do dente, a hidroxiapatita é dissolvida, e a parte abaixo do esmalte, a dentina, fica exposta. Além da exposição da dentina, o dente também pode tornar-se mais amarelado, pois a dentina tem essa coloração.

Consequências

Quando a erosão dental é mais intensa, pode provocar uma dor forte no dente por se aproximar em demasia da polpa dental (nervo do dente). Nesses casos faz-se necessário o tratamento de canal.

Outro problema é o comprometimento da mastigação pela perda de altura dos dentes, podendo provocar dores na articulação da mandíbula.

Cuidados

O principal cuidado é evitar o consumo exagerado de alimentos ácidos e restringi-los ao momento das refeições. Para bebidas ácidas, utilizar canudo. Em caso de refluxo, procure sempre orientação médica.

É indicado utilizar pastas dentais para dentes sensíveis, com baixa abrasividade e flúor, bem como fazer bochechos com enxaguante bucal para diminuir o impacto dos ácidos nos dentes.

Após a ingestão de alimentos e bebidas ácidas, aguarde cerca de 20 minutos para a escovação; esse tempo permite que a saliva entre  em contato com a superfície dos dentes e promova a neutralização do pH do ambiente bucal e a remineralização dos dentes.

Sinais da erosão

A erosão apresenta-se na forma de depressões nas superfícies dos dentes, com aspecto fosco e sem limites definidos. Quando a erosão é causada por refluxo, a parte de dentro e de cima do dente é atingida. Já na erosão causada pela dieta, a parte da frente dos dentes é a mais afetada.

Uma progressão rápida pode causar a sensibilidade dos dentes, enquanto uma progressão lenta pode ser assintomática.

É importante identificar o processo de erosão em suas fases iniciais. Por meio de uma entrevista detalhada, o Dentista pode detectar o fator desencadeante do problema.

Tratamento

Um artifício que pode ser utilizado para retardar a ação da erosão é a aplicação de selantes. Quando o desgaste do dente é exagerado, ele pode comprometer a estética ou a mastigação. É importante que a reabilitação ocorra de acordo com as necessidades do paciente, recorrendo-se a tratamentos como restaurações, coroas ou facetas.

Percebeu sinais de erosão em seus dentes? Então deixe seus comentários e marque uma consulta!




Summary
Erosão dental: saiba quais são as causas e como tratar
Article Name
Erosão dental: saiba quais são as causas e como tratar
Description
Seus dentes estão desgastados ou sensíveis? O seu problema pode ser erosão dental. A erosão dental é um processo fisiológico que ocorre durante toda a vida, porém, pode se tornar patológico quando há uma intensificação do processo.
Author

Formado em 1997 como Técnico em Prótese Dentária, aprendeu todos os detalhes e perfeições da anatomia e formatos de um dente, além de proporções para um sorriso harmônico.

Deixe seu comentário!

comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *