ATM, DTM e dor facial: entenda o que são

Muitas pessoas sentem constantemente dores na cabeça e na região mandibular, o que pode atrapalhar o fechamento e a abertura da boca e a mastigação. Essas dores muitas vezes têm origem em algum tecido da face – conhecidas como dores orofaciais – ou em problemas na articulação temporomandibular. Saiba mais a seguir!

O que é ATM?

ATM é a sigla de Articulação Temporomandibular, que é a sustentação que liga a mandíbula ao crânio. Ela localiza-se abaixo da orelha e é responsável pelo movimento que fazemos com a boca.

Essa articulação é formada por músculos, ligamentos, cápsula articular, tecidos ósseos, disco articular, entre outras estruturas, ou seja, é um aparato complexo com terminações nervosas. Trata-se de uma articulação bilateral (localizada a direita e à esquerda em nosso rosto, abaixo da orelha) que funciona como uma unidade, ou seja, a articulação esquerda não pode se mover sem que a direita também se mova.

Problemas na ATM: DTM

A Articulação Temporomandibular pode enfrentar problemas quando sua sustentação não está funcionando normalmente. Temos então um caso de Disfunção Temporomandibular, ou DTM.

Tais disfunções prejudicam a fala, a mastigação e a deglutição. São considerados sintomas clássicos da DTM: dor e limitação ao abrir a boca, ocorrência de dor durante a mastigação, dificuldade em falar e ocorrência de cliques ou estalos nessa região.

Se você tem dificuldade na mastigação, principalmente quanto ingere alimentos que necessitam de mais esforço mandibular, se sente uma dor constante ao abrir e fechar a boca, se escuta barulhos, como estalos, na hora de abrir a boca, você deve procurar ajuda de um dentista imediatamente, pois só ele poderá passar o tratamento correto e as informações necessárias para a sua melhora.

Veja algumas reclamações de pacientes que sofrem de DTM:

  • – Dor de dente, na cabeça, no pescoço, nos músculos, na face e ouvido (zumbidos e alteração da audição);
  • – Desvios na mandíbula ao abrir e fechar a boca;
  • – Pequenos travamentos na boca, estando fechada ou aberta;
  • – Dificuldade para abrir a boca;
  • – Barulho de estampidos e sensação de trepidação, como se estivesse comendo areia.

A DTM é causada por vários fatores, como trauma na região da mandíbula (tombos, acidentes, pancadas fortes na região da boca, problemas na ATM, bruxismo), estresse emocional e hiperatividade muscular.

O que é dor orofacial?

É uma dor que está associada a tecidos mineralizados e moles, ou seja, ossos, dentes, vasos sanguíneos, pele, músculos e glândulas da face e da cavidade oral. Algumas circunstâncias clínicas são frequentemente associadas às dores orofaciais, como doenças autoimunes, tumores, traumas, neuralgias, disfunção temporomandibular (DTM) etc.

As dores orofaciais possuem duas causas principais: condições psicológicas ou físicas (dores somáticas ou neuropáticas). Podem aparecer na região do pescoço e da cabeça, podendo ser confundidas e até mesmo associadas à cefaleia, fibromialgia, artrite reumatoide e cervicalgias.

Se você tem sentido algum desses inúmeros sintomas e suspeita de dores orofaciais ou disfunções temporomandibulares, procure um especialista. As dores orofaciais mais comuns têm origem dentária; nesse caso, a indicação é que se procure a avaliação de um dentista.

Quer saber mais sobre o universo bucal? Fique por dentro do blog do Dr. Fernando Reis e saiba tudo referente à saúde bucal!

Formado em 1997 como Técnico em Prótese Dentária, aprendeu todos os detalhes e perfeições da anatomia e formatos de um dente, além de proporções para um sorriso harmônico.

Deixe seu comentário!

comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *