10 mitos e verdades sobre Bichectomia que você precisa saber

Se você acha sua face muito arredondada ou se incomoda com a bochecha em evidência, o artigo de hoje é para você. Pois saiba que existe uma cirurgia plástica que afina o rosto em até 70% de espessura, a chamada bichectomia! Confira 10 mitos e verdades sobre esse procedimento e saiba se ele é indicado para o seu caso.

O que é bichectomia?

Bichectomia é como se chama a cirurgia plástica que diminui as bochechas e, consequentemente, reduz volume e afina o rosto, tendo, portanto, finalidade apenas estética.

Esse nome esquisito vem das “bolas de Bichat”, que são as bolsas de gordura presentes na bochecha entre a maçã do rosto e a mandíbula, responsáveis pelo aumento da região e que são removidas total ou parcialmente durante a cirurgia.

10 mitos e verdades sobre a bichectomia

1. Só o médico está apto a realizar a cirurgia

Mito. Além do médico cirurgião plástico, tem aumentado a procura para que dentistas cirurgiões bucomaxilofaciais também o façam. Mas atenção: procure um especialista!

2. A bichectomia pode ser realizada em todos os tipos de face

Mito. Somente as faces redondas podem passar pelo procedimento. A cirurgia é indicada normalmente nos casos em que o rosto fica mais “cheio”, mesmo que o paciente se encontre com o peso corporal adequado.

3. O resultado da cirurgia é permanente

Verdade. São baixos os índices de recidivas. Mas cuidado, essa região do rosto costuma perder gordura com o passar da idade e a retirada dessas bolsas pode desencadear uma aparência mais envelhecida. Portanto, consulte seu médico ou seu dentista antes de definir o que você realmente deseja, uma vez que a cirurgia é irreversível.

4. A cirurgia é rápida

Verdade. A cirurgia é considerada relativamente rápida, variando entre 40 minutos até uma hora e meia.

5. Ficam cicatrizes externas

Mito. A cirurgia de bichectomia é intraoral, ou seja, o corte (incisão) é feito dentro da boca.

6. O procedimento é doloroso

Mito. A região é anestesiada (anestesia local) podendo ou não o paciente ser sedado. O profissional é quem definirá o que for mais indicado. 

7. Já que a cirurgia é simples, não ocorrerão grandes complicações

Mito. A cirurgia apresenta riscos. Se for feita por um profissional não qualificado, há possibilidade de complicações e riscos comuns a qualquer cirurgia, como sangramentos e infecções. Embora menos frequentes, podem ocorrer: assimetria da face, lesão de nervo e estruturas adjacentes, podendo até provocar uma paralisia facial.

8. São necessários exames pré-cirúrgicos

Verdade. Hemograma completo, coagulograma e glicemia. A avaliação de um cardiologista pode ser necessária, uma vez que a cirurgia é contraindicada para pessoas com problemas de saúde, como doenças infecciosas ativas.

9. O pós-operatório da bichectomia é igual ao da cirurgia para retirada dos sisos

Verdade. É comum ocorrer um inchaço na região devido ao corte cirúrgico e que pode ser tratado com o uso de compressas de água fria. O consumo de alimentos cítricos deve ser evitado, dando preferência para alimentos gelados e pastosos para acelerar a cicatrização. Basta seguir as orientações do profissional.

10. O tempo de recuperação é demorado

Mito. Uma semana em média é o suficiente, sendo também permitido o retorno às atividades normais após este período, às vezes até antes. Enquanto isso, repouso e a não exposição ao sol podem ser necessários.

Não esqueça de que, para que ocorra tudo bem durante a cirurgia e após, é preciso muita atenção na hora de escolher o profissional.

Tem interesse em saber mais sobre a cirurgia de bichectomia? Entre em contato conosco e agende uma consulta com quem entende do assunto. O Dr. Fernando e sua equipe estão prontos para atender você.

Formado em 1997 como Técnico em Prótese Dentária, aprendeu todos os detalhes e perfeições da anatomia e formatos de um dente, além de proporções para um sorriso harmônico.

Deixe seu comentário!

comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *