Preenchimento facial: mais um aliado em tratamentos odontológicos

Com a ajuda da tecnologia e de pesquisas, é possível fazer com que duas áreas, ou até mais, interajam para um bem comum. É o caso de procedimentos estéticos que vêm sendo utilizados cada vez mais no auxílio de tratamentos bucais. Um exemplo é o preenchimento facial: procedimento estético por origem, ele vem atuando de forma combinada com tratamentos odontológicos, tornando-se um aliado dos profissionais.

Mas o que é preenchimento facial?

Também conhecido por bioplastia, o preenchimento facial é uma injeção de alguns compostos modeladores biocompatíveis nas camadas mais fundas da pele. O objetivo dessa aplicação é preencher sulcos, áreas que perdem volume conforme a idade avança e também realizar o preenchimento de rugas, para que não fiquem tão visíveis ou até mesmo desapareçam.

Na Odontologia, o preenchimento facial auxilia em tratamentos ortodônticos e protéticos. Ele devolve volume aos lábios e à região perioral (área que circunda os lábios), além de reconstituir a função e a estética do local onde é aplicado.

Quando o preenchimento é indicado?

Na Odontologia, a aplicação pode ser feita para as seguintes problemáticas:

  • – correção do buraco negro: é quando ocorre a perda da gengiva entre os dentes;
  • – sulcos labiomarginais: preenchimento realizado para amenizar e/ou acabar com as “rugas de marionete” (rugas formadas entre os cantos da boca e o queixo);
  • – sulcos nasolabiais: preenchimento realizado para amenizar e/ou acabar com o “bigode chinês” (linhas de expressão que vão do canto do nariz até o canto da boca);
  • – sulcos labiomentonianos: preenchimento para amenizar e/ou acabar com as rugas horizontais abaixo do lábio inferior;
  • – remodelação de lábios: auxilia na melhora do selamento labial e do sorriso; 
  • – remodelação da comissura labial: auxilia no tratamento para evitar aparição de micoses no ângulo da boca.

Como funciona?

As aplicações sempre são feitas com anestesia no local a ser tratado. É uma técnica muito assertiva e segura, porém só deve ser executada por profissionais apropriadamente capacitados.

Na Odontologia, o uso do ácido hialurônico nesses procedimentos serve para tratar as rugas chamadas estáticas, que são aquelas visíveis quando o rosto está sem movimento algum.

É um procedimento que funciona, pois o ácido é aplicado abaixo da pele, propiciando a correção de rugas e/ou linhas de expressão. Os preenchedores podem ser usados também para amenizar e/ou acabar com as cicatrizes causadas pela acne, por exemplo.

Tanto o ácido hialurônico como o colágeno são naturais do organismo, e são essas substâncias usadas nos preenchimentos faciais. As aplicações são minimamente invasivas e apresentam ótimos resultados, quando feitas junto a um profissional capacitado.

Reações ao tratamento

Cada pessoa tem seu tempo e o organismo reage de forma diferente tanto na hora da aplicação quanto depois da absorção das substâncias. Pode ocorrer vermelhidão ou pequenos hematomas e edemas onde houve a aplicação, mas esses sinais desaparecem em alguns dias.

Siga todas as instruções de recuperação estabelecidas pelo dentista. O procedimento é rápido e simples e pode ser feito no próprio consultório.

Ficou interessado(a)? Entre em contato e marque uma avaliação! 

Formado em 1997 como Técnico em Prótese Dentária, aprendeu todos os detalhes e perfeições da anatomia e formatos de um dente, além de proporções para um sorriso harmônico.

Deixe seu comentário!

comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *