Acorde bem: livre-se do bruxismo

Se ao acordar você sente dores na mandíbula ou dores de cabeça, pode estar sofrendo de bruxismo. Repare se seus dentes estão doloridos ou desgastados. Esse pode ser um sinal que confirma a suspeita. Quer mais informações sobre esse distúrbio do sono? Então acompanhe nosso post de hoje!

O que é bruxismo?

É uma desordem funcional caracterizada pelo ranger dos dentes que ocorre principalmente durante o sono.

bruxismo pode ocasionar problemas na articulação temporomandibular (ATM). De vez em quando, o bruxismo também pode ocasionar uma destruição do osso circunvizinho e o tecido que envolve a gengiva.

A maioria das pessoas não sabe que tem bruxismo, pois o desgaste dos dentes acontece durante o sono. Outras pessoas só descobrem quando resolvem consultar o  dentista em função de dores na região da mandíbula ou dores nos dentes.

Quais as causas do bruxismo?

Embora não haja um consenso exato dos especialistas sobre as causas, sabe-se que em sua maioria elas ocorrem devido a fatores psicológicos e/ou físicos, tais como:

  • Raiva
  • Estresse
  • Tensão
  • Ansiedade
  • Insônia
  • Depressão
  • Outros problemas ligados ao sono, como a apneia
  • Refluxo do ácido estomacal para o esôfago e, posteriormente, para a boca
  • Má oclusão da boca, devido ao alinhamento anormal dos dentes

Alguns fatores podem contribuir mais para que o bruxismo apareça e se torne um incômodo. Se você é uma pessoa com características agressivas, nervosas ou hiperativas é preciso cuidado, pois é nessas condições que o organismo fica propício ao aparecimento do bruxismo. Além disso, algumas substâncias nocivas à saúde do homem podem estimular o bruxismo, como cafeína, nicotina, drogas e bebidas alcoólicas, já que elas mexem diretamente com o sistema nervoso. A ocorrência de bruxismo é mais comum em crianças, e costuma desaparecer na adolescência, mas sempre é bom ficar atento, independentemente da idade.

Como tratar o bruxismo?

O tratamento depende da causa. Reduzir ou acabar com a dor e evitar danos permanentes nos dentes são os objetivos do tratamento. Os mais indicados são:

  • Relaxar: o estresse do dia a dia, com a vida corrida, parece ser uma das principais causas do bruxismo. Sendo assim, é preciso focar em maneiras para relaxar e aliviar a tensão, como ler um livro, ouvir música, praticar exercícios físicos etc. O importante é relaxar. Para aliviar a pressão no local, muitas pessoas fazem compressa com água quente ou morna, o que ajuda a desinchar a região afetada. 
  • Igualar a mordida: em alguns casos é necessário o uso de técnicas ortodônticas, coroas e restaurações. 
  • Usar aparelho: usado na hora de dormir e feito sob medida, o aparelho funciona como se fosse uma “dentadura” utilizada apenas na hora de  dormir. O uso do aparelho evita o atrito entre os dentes durante à noite (que é, muitas vezes, imperceptível para as pessoas). Seu uso não é visto como cura, mas sim como um tratamento paliativo.

Como forma de prevenção, a dica é reduzir ao máximo o estresse e saber administrar melhor a ansiedade. Dores e outros sintomas podem indicar outras disfunções na saúde bucal, como dor orofacial ou DTM (disfunção temporomandibular).

Quer mais informações sobre esse distúrbio ou gostaria de marcar uma avaliação? Entre em contato ou agende uma consulta.

Formado em 1997 como Técnico em Prótese Dentária, aprendeu todos os detalhes e perfeições da anatomia e formatos de um dente, além de proporções para um sorriso harmônico.

Deixe seu comentário!

comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *