Por que meu dente dói?

A dor de dente é, na maioria das vezes, uma dor insuportável e pode acometer pessoas todas as idades. São várias as suas causas e o incômodo impede que o indivíduo mastigue, assim como pode ainda provocar dores de cabeça e atrapalhar o sono, trazendo stress e mau humor. Com certeza, não é uma sensação que você deseja, por isso acompanhe o artigo de hoje e descubra por que ela acontece e como evitá-la.

Por que meu dente dói?

O dente dói, pois ocorre uma inflamação. Qualquer tipo de irritação que atinge nosso organismo desencadeia um mecanismo de defesa provocando uma reação inflamatória. Essa inflamação ocorre por conta do excesso e do acúmulo de sangue que chega ao local traumatizado, carregando as células responsáveis pelo tratamento da região.

Internamente ao dente, há um tecido vivo chamado polpa, popularmente conhecido como nervo. É nele que as terminações nervosas chegam, estimulando os sentidos de dor e sensibilidade. Quando o dente sofre algum trauma, por exemplo, a inflamação se inicia e o resultado é o inchaço do local, já que todo aquele sangue, e outros líquidos, não conseguem sair em função das paredes duras do dente, o que faz com que o nervo inchado se comprima e doa.

Principais causas de dores dentárias

Já é de conhecimento que a cárie quando não tratada e em estado avançado é a principal causa de dor de dente, podendo levar a dores extremas e insuportáveis. Porém, existem outras causas comuns como: exposição da raiz, abscesso no dente, lesão na gengiva, sinusite, bruxismo, próteses e restaurações antigas, profundas e/ou quebradas sem tratamento de canal, contato pré-maturo e também traumas.

As dores dentárias podem variar desde uma sensibilidade ao frio e/ou calor, até dores de intensidade fraca, moderada, forte, pulsátil, contínua e/ou intermitente. A dor pode ser agravada quando envolver outros tecidos e órgãos vizinhos como gengiva, e até mesmo o ouvido.

O ato de deitar intensifica a dor de dente, pois na posição horizontal, o fluxo sanguíneo na cabeça aumenta, aumentando a pressão na polpa que já estava inchada e comprimida por não ter por onde extravasar.

O que fazer quando começar a sentir dor?

Ao perceber o início de uma dor de dente, o correto é procurar imediatamente o dentista. Só este profissional está apto para diagnosticar e indicar o melhor tratamento para eliminar a causa e consequentemente a dor de dente. Exames complementares para auxiliar na descoberta da etiologia da dor poderão ser solicitados, como radiografias localizadas.

Tratamento

O tratamento quem vai definir é o profissional dentista, de acordo com cada caso e com a causa da dor. Normalmente, de início, são indicados medicamentos como analgésicos e/ou anti-inflamatórios para aliviar o incômodo. Outras linhas de tratamento, que não medicamentosas, poderão ser necessárias para remover o principal causador da dor.

Como prevenir a dor de dente?

A melhor prevenção contra a dor de dente ainda é manter a disciplina e o hábito de uma boa higiene bucal diária, com escovação de qualidade após cada refeição e o uso do fio dental pelo menos 1 vez ao dia.

Uma visita regular ao dentista também deve ser feita com rigor para que ele acompanhe e verifique o estado e a saúde de sua boca.

O uso de substâncias fluoretadas e/ou antissépticas, quando indicadas pelo dentista, diminuirão chances de início e progressão de cárie, além de evitar infecções e possíveis sensibilidades.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário. E antes mesmo que seu dente comece a doer, procure um profissional. Aproveite e agende sua consulta com o Dr. Fernando Reis, faça uma avaliação.

Formado em 1997 como Técnico em Prótese Dentária, aprendeu todos os detalhes e perfeições da anatomia e formatos de um dente, além de proporções para um sorriso harmônico.

Deixe seu comentário!

comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *