Acabe com as dores na mandíbula: conheça a viscosuplementação

Você leva a sério a sua saúde bucal, toma todos os cuidados de higiene indicados pelo seu dentista, mas ainda assim sofre de dores na região da mandíbula? As dores nessa região, também conhecidas como disfunções temporomandibulares – ou DTM – são consequências de problemas no funcionamento normal dessa parte do rosto. Dentre os vários tipos de DTM, podemos identificar as consequentes de alterações inflamatórias, o deslocamento de disco e as alterações degenerativas da região.

O tratamento da DTM geralmente é clínico, identificando a possível causa e atuando em alternativas não invasivas para controlar a dor – como o uso de medicamentos e placas dentárias. Entretanto, quando a dor mandibular é muito intensa, uma intervenção mais invasiva pode ser considerada necessária. Uma dessas alternativas e que apresenta alto índice de sucesso no tratamento das dores mandibulares é a viscosuplementação. Você conhece essa técnica?

O que é viscosuplementação?

Viscosuplementação é uma técnica desenvolvida por odontologistas para tratar alterações graves na região da articulação da mandíbula, ajudando a garantir mais conforto ao paciente que sofre com dores intensas nessa região. Seu índice de bons resultados é significativo e apresenta baixíssimo risco de complicação ou ineficiência.

Como ela funciona?

A viscosuplementação é realizada com a aplicação de ácido hialurônico na parte interna da articulação da região da mandíbula, garantindo o bom funcionamento da estrutura quando movimentada.

Como um dos motivos das dores relacionadas com a região temporomandibular tem relação com uma redução da produção de líquido sinovial nessa estrutura, acredita-se que a injeção de ácido hialurônico pode ajudar a amortecer o movimento que causa dores nos pacientes. Especialistas afirmam que a sensação de melhora é praticamente instantânea e, por isso, ela está se tornando uma das opções mais procuradas para tratar pacientes que manifestam dores crônicas na região mandibular.

Existe algum risco para realizar essa aplicação?

Apesar de parecer, inicialmente, perigoso realizar uma aplicação de um composto químico como o ácido hialurônico na região da mandíbula, a técnica da viscosuplementação já foi liberada e autorizada pela Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial para uso em pacientes crônicos. Eles afirmam que o uso do composto é seguro e muito eficiente no tratamento dessas condições que afetam milhares de pessoas em todo o país.

É preciso, entretanto, ter ciência que a aplicação do ácido e a avaliação da necessidade do tratamento é uma atividade exclusiva do odontologista e, por isso, não é recomendado realizar a técnica com quem não apresenta experiência e formação no assunto.

Quais são os benefícios da técnica?

A técnica de viscosuplementação oferece para os pacientes uma grande vantagem com relação a redução das dores na região temporomandibular. Indivíduos com quadros graves de DTM recuperam a capacidade de mastigar, sorrir e até mesmo falar sem precisar se preocupar com as dores que acompanhavam essas ações. Por esse motivo, a viscosuplementação é uma técnica tão importante para o tratamento odontológico.

Você sofre com dores na região da mandíbula? Ficou interessado em conhecer mais sobre essa revolucionária técnica para lhe ajudar a melhorar a qualidade de vida? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Formado em 1997 como Técnico em Prótese Dentária, aprendeu todos os detalhes e perfeições da anatomia e formatos de um dente, além de proporções para um sorriso harmônico.

Deixe seu comentário!

comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *