Toxina botulínica: veja como ela pode ajudar a sua saúde bucal

Manter a saúde bucal em dia é extremamente importante, tanto para a vida pessoal quanto para a profissional. Com a correria do dia a dia, ficamos mais propensos a desenvolver doenças e distúrbios odontológicos aos quais negligenciamos e a dor de cabeça pode ser um sinal disso.

Muitas pessoas não sabem, mas dores de cabeça podem ter sua origem em questões odontológicas e a Toxina Botulínica, o famoso Botox, tem funcionado como um aliado para minimizar essas dores e tratar outros problemas de saúde bucal, como o sorriso gengival.

O uso da Toxina Botulínica na Odontologia

A toxina botulínica ou “proteína botulínica” é usada na odontologia em casos de bruxismo, dores de cabeça de origem odontológica, sorriso gengival etc. Ela é utilizada como um recurso terapêutico e age paralisando o músculo afetado por alguma disfunção, devolvendo seus movimentos. O procedimento é totalmente seguro e não compromete em nada a região mandibular. A aplicação é realizada por meio de uma agulha bem fina, o que minimiza possíveis marcas. Não é um método invasivo e deve ser realizado somente por um especialista. Apresenta pouco ou nenhum efeito colateral e estes, quando ocorrem, caracterizam-se por formigamento na região ou perda da sensibilidade local.

Toxina Botulínica e o Bruxismo

No bruxismo a toxina botulínica é usada para auxiliar pacientes que rangem e/ou pressionam os dentes uns contra os outros.

A aplicação da substância é feita de cada lado do rosto (nos músculos que auxiliam na mastigação) com o objetivo de amenizar a força usada ao mastigar. Esse tratamento também é indicado para pessoas que sofrem de dor orofacial e de disfunções da ATM (articulação temporomandibular).

Sorriso Gengival

Muitas pessoas quando falam, e principalmente quando sorriem, mostram a gengiva excessivamente, o que pode afetar a sua autoestima. A toxina botulínica pode auxiliar nesse caso. A cirurgia é descartada em casos onde a distância da gengiva até o lábio não passa de três milímetros; é quando entra em cena a toxina botulínica.

A aplicação é feita no músculo interno do buço, responsável por puxar o lábio superior para cima. Assim, o lábio não sobe tanto e a gengiva fica minimamente exposta. Nesse caso não ocorre sensação de paralisia facial e/ou perda da sensibilidade no lábio superior1.

Em alguns casos, a toxina botulínica é utilizada na preparação dos músculos da boca do paciente que irá realizar implante dentário, pois a substância auxilia no relaxamento muscular da mastigação, favorecendo assim a adaptação das próteses.

E mais…

Esta toxina pode ainda ser usada em tratamentos que corrigem as assimetrias da face (hipertrofia dos músculos da mastigação), além do sorriso assimétrico (que deixa a boca torta), no controle da salivação excessiva (sialorreias), cefaleia tensional e das dores orofaciais devidas às disfunções da ATM e Disfunções Temporomandibulares, sendo também aplicada em tratamentos preventivos, como reabilitações estéticas e implantes de carga imediata. 

Quer saber mais sobre como ter uma saúde bucal excelente? Veja esse e outros posts no blog do Dr. Fernando Reis!

 

Referência:

1. São Leopoldo Mandic. Toxina Botulínica (Botox®) é usada por dentistas em tratamento de problemas de saúde bucal – Release.

Formado em 1997 como Técnico em Prótese Dentária, aprendeu todos os detalhes e perfeições da anatomia e formatos de um dente, além de proporções para um sorriso harmônico.

Deixe seu comentário!

comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *