5 dicas para cuidar de dentes sensíveis

Você tem sentido, frequentemente, algum desconforto na região da arcada dentária após consumir algum alimento ou ingerir alguma bebida? Esse desconforto também surge quando seus dentes entram em contato com o ar em ambientes de temperatura mais reduzida? Se a sua resposta para essas questões é sim, saiba que você pode estar apresentando um quadro identificado como dentes sensíveis.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre o que é essa condição e como você pode fazer para cuidar da sua arcada dentária nessas situações. Confira abaixo e boa leitura!

O que são dentes sensíveis?

Dentes sensíveis – ou hipersensibilidade dentinária – é uma condição odontológica que afeta os dentes quando sua superfície está exposta e, por isso, em contato com agentes que podem se manifestar como agressores. Essa condição acontece quando alguma situação clínica – como um desgaste do esmalte ou uma reabsorção óssea – é identificada no organismo.

Apesar de não ser uma condição considerada normal para a saúde dos dentes, podemos afirmar que a sensibilidade dental é um diagnóstico relativamente comum na população mundial, atingindo 57% das pessoas, independentemente do sexo ou da idade. É exatamente por isso que os odontologistas estão sempre preparados para tratar essa condição.

O que causa essa sensação?

São muitas as causas do desenvolvimento de hipersensibilidade dentinária. Podemos apresentar as principais delas abaixo, para que você possa avaliar se identifica algum desses fatores na sua rotina:

  • ingestão de uma dieta muito ácida;

  • escovação muito forte;

  • uso de escovas muito duras;

  • princípio de reabsorção óssea na região dos dentes;

  • raiz exposta por retração da gengiva;

  • quadros recorrentes de refluxo gastroesofágico.

Como tratar os dentes sensíveis?

O tratamento dos dentes sensíveis é, habitualmente, clínico. Isso significa que, na grande maioria das vezes, o uso de algum creme dental e a visita regular ao dentista costumam solucionar o problema. Em casos mais graves, alguma intervenção ou tratamento complementar pode ser necessário.

Separamos abaixo algumas dicas para você cuidar dos seus dentes sensíveis:

1. Usar um creme dental específico

Atualmente é possível encontrar vários tipos de creme dentais específicos para dentes sensíveis e que ajudam a controlar o desconforto.

2. Visitar regularmente o dentista

Visitar o dentista é uma ótima maneira de evitar que seu quadro de sensibilidade se agrave. Realizando a limpeza regularmente e os tratamentos sugeridos pelo profissional, é possível controlar o desconforto causado por essa condição.

3. Tratar a condição que causa a sensibilidade

Quando a sensibilidade dentária é uma consequência de um outro quadro clínico – como um refluxo gastroesofágico ou uma reabsorção óssea na região dos dentes – é preciso, primeiro, tratar essa condição que está causando o desconforto.

4. Usar vernizes fluoretados para proteger o dente

Os dentistas já conseguem contar com o uso de um produto chamado de verniz fluoretado, que pode ser aplicado nos dentes fortalecendo o esmalte e, dessa maneira, controlando a sensação desconfortável na região.

5. Tratar uma possível recessão gengival

Recessões gengivais são quadros clínicos que podem ser comumente observados em diferentes pacientes odontológicos. Ela, inclusive, é uma condição natural do nosso processo de envelhecimento. Para tratá-la e controlar a sensibilidade, é necessário usar um selante para proteger a raiz do dente exposta.

É possível evitar essa condição?

A única maneira de evitar o desenvolvimento de dentes sensíveis é visitar, regularmente, seu dentista e manter todos os cuidados de higiene em casa (escovar os dentes três vezes ao dia e usar fio dental).

De qualquer maneira, muitas pessoas podem apresentar períodos com mais ou menos hipersensibilidade no dente, por isso, sempre que a situação lhe parecer muito desconfortável, não deixe de consultar o seu dentista.

Você já sofreu com dentes sensíveis? Conte para a gente suas experiências! Tire também suas dúvidas sobre o assunto!

Formado em 1997 como Técnico em Prótese Dentária, aprendeu todos os detalhes e perfeições da anatomia e formatos de um dente, além de proporções para um sorriso harmônico.

Deixe seu comentário!

comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *