Você realmente sabe se tem ou não mau hálito?

O mau hálito, também conhecido como halitose, é um odor desagradável exalado pela boca e quando presente causa constrangimento para quem tem e para quem sente. Por não ser comum conseguir sentir o próprio hálito, vem à pergunta: Como anda o seu? Você realmente sabe se tem ou não mau hálito? Confira no post de hoje o que causa o mau hálito e saiba como livrar-se desse problema.

Como saber?

Quem está com mau hálito não percebe o odor inconveniente que exala, por isso, se um amigo ou parente tiver intimidade o bastante para avisar, acredite nele. E desconfie se seus colegas se afastam ou fazem caretas ao falar muito próximo a você. Essas são as únicas maneiras de saber que você pode estar com mau hálito.

Diagnóstico

O diagnóstico definitivo será feito por um profissional. Por isso, ao desconfiar da presença da halitose, procure primeiramente um Dentista, uma vez que as principais causas estão na boca. Se a causa estiver relacionada à sua saúde geral, o Dentista o encaminhará para um médico. Ambos os profissionais farão a avaliação do seu histórico médico e dentário e pedirão exames clínicos. Em casos mais específicos, o profissional poderá realizar a medição da halitose.

Medir o mau hálito?

Sim. Essa medição é feita através de um aparelho chamado halímetro que avalia a quantidade de odor de enxofre contida no hálito dentro de uma escala que varia de 1 a 4, sendo 4 o indicativo da presença de halitose e 1 a ausência do problema.

Causas

São muitas as causas possíveis para a presença do mau hálito e a maioria (entre 90% e 95% dos casos) é de origem bucal. O mau hálito acontece principalmente pela falta de higiene bucal que provoca saburra lingual, cárie, acúmulo de placa e tártaro, gengivite (inflamação da gengiva) e periodontite (infecção no osso de suporte dos dentes); quando não tratados, todos esses problemas podem causar mau hálito.

As causas de origem extrabucal são mais raras e podem estar relacionadas a doenças como sinusite, amidalite, diabetes não compensado, infecção da garganta ou pulmão, insuficiência renal, intestinal ou hepática, problemas gastrointestinais, etc.

Outros fatores que podem ser determinantes são a diminuição do fluxo salivar, jejum prolongado, respiração pela boca, infecções de garganta, fumo, ingestão de certos alimentos e álcool.

Como você pode ver, os causadores da halitose são os mais variados e ela pode indicar a presença de outros problemas e doenças, principalmente bucais. Procure seu Dentista para avaliação e orientações.

Tratamento

O tratamento só poderá ser feito após o profissional descobrir o principal causador do mau hálito. Como a maioria dos casos é de origem bucal, o dentista informará o melhor tratamento para eliminar os problemas que estão afetando sua boca e consequentemente sua halitose. Mas lembre-se, tratando-se de mau hálito, manter a higiene bucal em dia é sempre um bom começo.

Fique atento ao seu hálito e descubra se está indicando algum problema. Procure seu Dentista. Ficou clara a importância de saber se você tem ou não halitose? Compartilhe sua experiência, tire suas dúvidas e deixe seu comentário.




Summary
Você realmente sabe se tem ou não mau hálito?
Article Name
Você realmente sabe se tem ou não mau hálito?
Description
Por não ser comum conseguir sentir o próprio hálito, vem à pergunta: Como anda o seu? Você realmente sabe se tem ou não mau hálito? Confira no post de hoje o que causa o mau hálito e saiba como livrar-se desse problema.
Author

Formado em 1997 como Técnico em Prótese Dentária, aprendeu todos os detalhes e perfeições da anatomia e formatos de um dente, além de proporções para um sorriso harmônico.

Deixe seu comentário!

comentário

One thought on “Você realmente sabe se tem ou não mau hálito?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *