Sorriso estético: 17 fatos mal interpretados sobre Lente de Contato Dental

Um sorriso branco, lindo e brilhante chama a atenção. Moda entre as celebridades, as lentes de contato dentais proporcionam um sorriso perfeito e vêm sendo bastante procuradas. Mas o que você realmente sabe sobre esse tratamento?

Veja a seguir as respostas a uma série de questões e afirmações – por vezes incorretas – sobre lentes de contato dentais e entenda melhor esse tratamento estético.

1. O que são lentes de contato dentais?

Lentes de contato dentais são lâminas de cerâmica ultrafinas com espessura entre 0,2mm e 0,5mm.

2. Só artistas podem fazer o tratamento.

Essa afirmação não é verdadeira. Quando indicado, é possível transformar qualquer sorriso utilizando lentes de contato dentais.

3. É possível ter um sorriso de estrela de cinema?

É possível, porém a lente de contato dental está indicada apenas para pequenas correções, como recobrir dentes esteticamente prejudicados, levemente desalinhados ou com pequenas alterações de cor, principalmente os dentes anteriores.

4. As lentes de contato cobrem qualquer dente manchado, amarelado e com antigas restaurações ou coroas que mudaram de cor com o tempo?

Essas são indicações para o uso de laminados de cerâmica denominados facetas de cerâmica, que possuem espessura de 0,6mm em diante. Se esse é seu caso, marque uma avaliação com um Dentista.

5. O tratamento conserta dentes quebrados, menores que o normal ou que estejam com espaços entre si?

Sim, essas são indicações para o uso de lentes de contato dentais, porém são casos de menor complexidade. Marque uma avaliação com um Dentista.

6. Lente de contato é a mesma coisa que faceta de resina?

A lente de contato é feita de cerâmica, enquanto a faceta de resina é feita de resina composta. Além disso, o modo de preparo dos dentes é diferente para a lente de contato x faceta de resina composta.

7. Lente de contado dental é a mesma coisa que faceta dental de porcelana?

Quase. Com maior ou menor grau de complexidade, ambas têm os mesmos fins estéticos, porém a lente de contato tem uma espessura muito mais fina, entre 0,2 e 0,5 mm, enquanto que uma Faceta de Porcelana possui uma espessura acima de 0,6mm. Outra diferença está no modo de preparo dos dentes.

8. É preciso desgastar o dente para usar lente de contato?

O preparo para receber a lente é mínimo. Geralmente, o preparo diz respeito ao arredondamento de ângulos e arestas objetivando melhor adaptação marginal sem gaps e fendas. O preparo melhora a adaptação das lentes.

9. A lente de contato dental é colocada já na primeira consulta?

Não, pois o processo envolve trabalho laboratorial.

10. A aplicação é feita em uma única sessão?

A aplicação, lente por lente, sim. Porém, sessões anteriores serão necessárias para obtenção do modelo e realização da prova das lentes, assim como serão necessárias sessões posteriores para remover excessos e melhorar a adaptação. Portanto, o tratamento nunca ocorrerá em uma sessão única.

11. Lente de contato dental pode ser removida da mesma maneira que uma lente de contato para os olhos?

Não. Apesar de ser comparada a uma lente de contato ocular por conta da sua espessura fina, a lente de contato dental é fixada ao dente, não sendo possível sua remoção e recolocação.

12. Por ser fixada, vai doer para instalar.

A aplicação não causa dor.

13. Por ser uma material mais resistente, é possível comer de tudo.

Mesmo confeccionada em porcelana, material estético considerado resistente, deve-se cuidar com a mastigação de alimentos mais duros. Mas tomando os devidos cuidados, não é necessário restringir alimentos, já que a resistência das lentes é química (material cimentador + esmalte dentário).

14. Por ser um material mais resistente, sua durabilidade é para toda a vida.

Uma lente de contato dental pode durar de 05 a 10 anos, mas isso dependerá de muitos fatores. Além da necessidade de avaliar caso a caso e os hábitos do paciente, o paciente deve se comprometer a realizar as manutenções preventivas de 06 em 06 meses bem como comparecer às consultas profiláticas. Por todos esses fatores, cada caso precisa ser muito bem avaliado antes de receber a indicação de uso de lentes de contato dentais.

15. Por ser mais fino, o ideal é recobrir todo o dente.

Aí que você se engana. A lente de contato só cobre a parte da frente dos dentes e é fixada por meio de adesão química (cimento resinoso + esmalte dentário).

16. Por ser um material de porcelana, não é necessário higienizar.

Por não envolver o dente por completo, as lentes não os protegem contra cáries e placa bacteriana. Portanto, a higienização é extremamente necessária.

17. Quem tem bruxismo não pode usar lentes de contato dentais.

Dependendo do grau de bruxismo, pode ser contraindicado. Uma solução para esses casos é utilizar uma placa miorrelaxante após a instalação das lentes para evitar a quebra das peças.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário.




Summary
Sorriso estético: 17 fatos mal interpretados sobre Lente de Contato Dental
Article Name
Sorriso estético: 17 fatos mal interpretados sobre Lente de Contato Dental
Description
Um sorriso branco, lindo e brilhante chama a atenção. Moda entre as celebridades, as lentes de contato dentais proporcionam um sorriso perfeito e vêm sendo bastante procuradas. Mas o que você realmente sabe sobre esse tratamento?
Author

Formado em 1997 como Técnico em Prótese Dentária, aprendeu todos os detalhes e perfeições da anatomia e formatos de um dente, além de proporções para um sorriso harmônico.

Deixe seu comentário!

comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *