Saiba a diferença entre Odontologia tradicional e Odontologia do Esporte

Você é atleta? Pratica regularmente algum esporte? Tem o esporte como profissão? Sabia que existe uma Especialidade da Odontologia que contribui para melhorar seu desempenho? É a Odontologia do Esporte.

Confira no Post de hoje o que é e o que ela tem de diferente da Odontologia tradicional.

Odontologia

A Odontologia é a Ciência que estuda os dentes e a saúde bucal.

Compreende também o estudo do desenvolvimento e do crescimento facial, assim como da mastigação, respiração e da deglutição, resultado de um trabalho em conjunto da face, pescoço, cavidade bucal, ossos, musculaturas, articulações e tecidos, o chamado Sistema Estomatognático.

O profissional graduado em Odontologia é o Cirurgião Dentista. Ele pode seguir carreira como Clínico Geral atendendo a todos os tipos de procedimentos existentes para tratar problemas e doenças bucais, como pode também aprofundar seus estudos e conhecimentos e se especializar em uma área específica.

Odontologia Especializada

Existem pelo menos 19 Especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia. As mais procuradas são: Ortodontia, Implantodontia, Endodontia, Dentística, Prótese e Radiologia.

Recentemente (mesmo), mais precisamente no ano passado (2015), a Odontologia do Esporte foi também reconhecida como Especialidade. A Especialidade tem como principal objetivo cuidar da saúde bucal de desportistas, frequentadores de academias e atletas amadores. Vamos entender melhor?

Odontologia do Esporte

Apesar de a Odontologia do Esporte estar voltada para o público em geral que procura ter saúde fazendo exercícios, seu principal foco são aquelas pessoas que têm no esporte a sua profissão ou paixão. O bom desempenho do atleta ou desportista depende e muito da saúde bucal e tanto o Dentista quanto o atleta sabem disso.

Já pensou um atleta com o dente siso infeccionado e doendo antes de uma competição? Ou se o atleta procura um atendimento odontológico e o profissional medica com uma substância proibida e ele é pego no exame antidoping? Além disso, em algumas modalidades, o consumo de repositores de sais minerais pode tirar minerais importantes dos dentes aumentando as chances de cárie naquele atleta.

Odontologia x Odontologia do Esporte

Todo cirurgião dentista sabe que a saúde geral do seu paciente está intimamente ligada à sua condição bucal. Nunca é demais repetir uma frase tão conhecida: a saúde começa pela boca.

Mas o Dentista Especializado em Odontologia do Esporte também sabe que patologias bucais influenciam no rendimento de atletas competitivos; ele sabe que o instrumento de trabalho do atleta é seu próprio corpo e o equilíbrio é fundamental para um bom desempenho.

Prevenir traumas durante a realização de atividades esportivas, saber o que é um atleta, como funciona seu organismo, quais alterações ocorrem na cavidade oral que podem refletir no rendimento físico e como a sua modalidade esportiva afeta sua saúde bucal, são cuidados primordiais que o profissional dentista responsável pelo desportista deve ter para a realização do tratamento.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Você já conhecia essa Especialidade da Odontologia voltada para atletas e desportistas? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência. E se você pratica esporte, não deixe de consultar seu dentista!




Summary
Saiba a diferença entre Odontologia tradicional e Odontologia do Esporte
Article Name
Saiba a diferença entre Odontologia tradicional e Odontologia do Esporte
Description
Você é atleta? Pratica regularmente algum esporte? Tem o esporte como profissão? Sabia que existe uma Especialidade da Odontologia que contribui para melhorar seu desempenho? É a Odontologia do Esporte.
Author

Formado em 1997 como Técnico em Prótese Dentária, aprendeu todos os detalhes e perfeições da anatomia e formatos de um dente, além de proporções para um sorriso harmônico.

Deixe seu comentário!

comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *