Qualidade de vida não é só exercício físico: 15 fatos curiosos

Quando alguém fala em saúde, a primeira coisa em que pensa é na gordura corporal ou na musculatura. A mídia fala o tempo todo em dietas, shakes e produtos para emagrecimento. Mas será que a saúde está vinculada apenas a isso?

Muitas vezes, outros aspectos do corpo e do organismo só são observados quando o problema já se encontra alojado. Manter a saúde bucal em dia, por exemplo, também é qualidade de vida, assim como praticar atividades físicas buscando um coração forte e uma vitalidade a todo vapor.

Confira a seguir 15 fatos curiosos relacionados à saúde bucal e saiba por que a qualidade de vida não se restringir apenas ao exercício físico.

1 – Primeira escova de dentes

A primeira escova de dentes de que se tem notícia foi encontrada em uma tumba egípcia de 5 mil anos. A escova em questão era confeccionada com ramos cujas extremidades eram completamente desfiadas até atingirem as fibras da planta, que então eram usadas como cerdas.

2 – Fio dental

O fio dental tem origem mais recente. Inventado por Levi Spear Parmly, Dentista de Nova Orleans (EUA), era feito de seda e distribuído apenas entre seus pacientes, com a recomendação de utilizá-lo entre os dentes para complementar a higiene bucal. O fio dental que conhecemos hoje, de nylon, só foi desenvolvido após a Segunda Guerra Mundial.

3 – Funções da saliva

Você tem ideia de quanta saliva uma pessoa é capaz de produzir ao longo de sua vida? Em torno de 375,5 litros. Inacreditável, não é mesmo? E você sabe para que ela serve? A saliva tem a missão de proteger a boca contra bactérias; além disso, ela promove a lubrificação da mucosa da boca, da faringe e das vias aéreas. Ela ajuda a manter a imunidade positiva do corpo, reduz o índice de cáries e participa na preparação do bolo alimentar.

4 – Xerostomia

Também conhecida boca seca, a xerostomia está associada a baixa produção de saliva. Ela não é uma doença, mas pode ser sintoma de algumas condições médicas ou efeito colateral causado por alguns medicamentos. A boca seca, quando recorrente, pode sinalizar que algo no organismo está em desequilíbrio e o Médico ou Dentista podem identificar a causa do distúrbio.

5 – Saúde bucal e ataque cardíaco

As infecções bucais ou a falta de higiene bucal afetam diretamente o coração e podem promover uma infecção grave, levando à ocorrência de ataque cardíaco. Segundo alguns estudos, uma pessoa que vai ao dentista ao menos uma vez ao ano corre menos riscos de sofrer um ataque cardíaco.

6 – Perigos da cárie

A cárie é a segunda doença mais comum do mundo; ela perde apenas para o resfriado. E ela pode matar! Sim, isso mesmo. Isso acontece porque quando a cárie se instala no dente, bactérias são depositadas na raiz e há o risco de que elas entrem na corrente sanguínea, desencadeando outras infecções ainda mais sérias.

7 – Esmalte

A parte mais dura do corpo não é o dente. Por incrível que pareça, a parte mais dura é o esmalte que reveste o dente. Trata-se de  um tecido altamente mineralizado.

8 – Sensibilidade dental

A sensibilidade dental pode ocorrer quando há desgaste do esmalte ou retração da gengiva. Ela pode ser tratada e diminuída quando acompanhada pelo Dentista.

9 – Dentes Fortes

Os dentes precisam ser exercitados para ficarem mais fortes. Foi descoberto que os bebês de algumas tribos indígenas comem alimentos  fibrosos como carne, macaxeira, frutos silvestres e alimentos frescos assim que seus primeiros dentes nascem; o resultado disso é que os índios mais velhos possuem dentes mais fortes, completos e perfeita oclusão dentária.

10 – Tártaro

O tártaro é o resultado da calcificação de alimentos que não foram removidos na hora da escovação. A escovação correta e o uso do fio dental podem reduzir seu acúmulo, mas, após formado, apenas o Dentista pode removê-lo.

11 – Doença do beijo

A mononucleose, conhecida como doença do beijo, é uma infecção viral transmitida pela saliva contaminada. Costuma acometer a faixa etária entre os 15 e 25 anos e seus sintomas principais – febre e dor de garganta – costumam ser confundidos com infecções comuns.

12 – HPV

O HPV bucal, ou Papilomavírus Humano, compromete a saúde e pode ser transmitido por relação oral. Pode se localizar em várias regiões, como garganta, lábios, palato, língua ou lábios.

13 – Câncer bucal

A incidência do câncer bucal é grande no Brasil. Algumas de suas causas são  prótese mal colocada, má higiene bucal e idade superior a 40 anos.

14 – Mau hálito

A maioria das pessoas com mau hálito não percebe que o tem e não procura orientação do Dentista para tratar o problema. Além disso, há a ideia difundida de que o mau hálito é decorrência de problemas estomacais, quando na maioria dos casos ele é causado por má higiene bucal.

15 – Aftas

Aftas são lesões benignas da mucosa e podem ter causas diversas, como alteração do sistema imunológico, falta de algumas vitaminas ou estresse emocional. Elas costumam desaparecer sozinhas em duas semanas, sem necessidade de tratamento. Caso as lesões demorem mais a desaparecer, sejam muito frequentes, muito grandes ou se atrapalharem na deglutição, a recomendação é procurar um profissional.

Depois dessas 15 curiosidades, ainda resta alguma dúvida sobre a importância de ir ao Dentista e manter uma escovação e limpeza corretas? Compartilhe com a gente sua opinião!

Baixe gratuitamente O Guia do Sorriso Perfeito

Summary
Qualidade de vida não é só exercício físico: 15 fatos curiosos
Article Name
Qualidade de vida não é só exercício físico: 15 fatos curiosos
Description
Quando alguém fala em saúde, a primeira coisa em que pensa é na gordura corporal ou na musculatura. A mídia fala o tempo todo em dietas, shakes e produtos para emagrecimento. Mas será que a saúde está vinculada apenas a isso?
Author

Formado em 1997 como Técnico em Prótese Dentária, aprendeu todos os detalhes e perfeições da anatomia e formatos de um dente, além de proporções para um sorriso harmônico.

Deixe seu comentário!

comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *