Odontologia para idosos: os principais cuidados que você deve ter com o seu familiar

Com os avanços nas áreas da saúde e da tecnologia, a sobrevida da população aumentou, crescendo o número de idosos. Tendo essa nova realidade em mente, o estado de saúde bucal dos idosos vem adquirido mais espaço dentro da Odontologia,  uma vez que a saúde bucal comprometida pode afetar o nível nutricional, psicológico e geral do paciente. No post de hoje, saiba quais os cuidados você deve ter com o seu familiar.

Por que manter a saúde bucal do idoso em dia?

Pode-se dizer que uma pessoa está com a saúde bucal em dia quando as gengivas, ossos, tecidos moles e dentes não apresentam cáries, inflamações, infecções ou lesões. Da mesma maneira, uma boca saudável é aquela que está tendo acompanhamento de um Dentista e que já passou por reabilitações como restaurações, próteses e implantes.

Uma boca saudável não compromete a alimentação, mantendo o estado nutricional adequado, além de não repercutir negativamente sobre a saúde física, mental e a autoestima do paciente.

Quais mudanças ocorrem na boca com o envelhecimento?

Algumas das condições clínicas fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento são:

  • Mucosas mais sensíveis e finas facilitando a formação de lesões mesmo que por pequenos traumas.

 

  • Dentes com coloração mais escura devido à quantidade de uma camada de minerais que fica cada vez mais espessa.

 

  • Redução da capacidade gustativa, já que os botões gustativos na papila diminuem ao passar dos anos. Como consequência, é possível que  a pessoa não consiga mais diferenciar certos sabores, como o salgado do doce, e acabe ingerindo alguns alimentos em quantidades maiores, fazendo com que doenças já instaladas, como diabetes ou hipertensão, sejam agravadas em razão disso.

 

  • Diminuição da quantidade de saliva muitas vezes causada por efeitos colaterais de medicamentos de uso contínuo, acarretando o ressecamento da boca. Além disso, pouca salivação significa menos proteção dos tecidos bucais e menos remineralização dos dentes, o que dificulta a deglutição e a digestão dos alimentos.

 

  • Alterações na base de sustentação dos dentes, como osso e gengiva,  por conta do acúmulo de placa bacteriana, causando mobilidade e perda dentária.

Quais os problemas mais comuns que o dentista irá tratar?

As práticas mais comuns no atendimento ao idoso são substituição dos dentes ausentes – tanto por meio de próteses como por meio de implantes –,  controle de cáries e infecções,  tratamento de inflamações do tecido ao redor dos dentes e tratamento e diagnóstico de câncer bucal.

Como o familiar pode ajudar nos cuidados e tratamento da pessoa idosa?

  • Leve o idoso ao Dentista assim que perceber qualquer um dos problemas citados acima.

 

  • Não atrase as visitas ao Dentista;  siga os intervalos indicados pelo profissional.

 

  • Durante  a consulta, responda com sinceridade as perguntas que forem feitas e relate todos os medicamentos que já foram e estão sendo usados pelo paciente.

 

  • Siga todas as orientações que forem passadas em relação aos cuidados de prevenção e escovação em casa ou em relação aos cuidados pós-tratamento.

Se você tem alguma dúvida que não foi respondida aqui, entre em contato com a gente. Na Clínica do Dr. Fernando Reis, seu familiar terá um atendimento atencioso e eficiente. Marque uma avaliação! 




Summary
Odontologia para idosos: os principais cuidados que você deve ter com o seu familiar
Article Name
Odontologia para idosos: os principais cuidados que você deve ter com o seu familiar
Description
Com os avanços nas áreas da saúde e da tecnologia, a sobrevida da população aumentou, crescendo o número de idosos. No post de hoje, saiba quais os cuidados você deve ter com o seu familiar.
Author

Formado em 1997 como Técnico em Prótese Dentária, aprendeu todos os detalhes e perfeições da anatomia e formatos de um dente, além de proporções para um sorriso harmônico.

Deixe seu comentário!

comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *