Estética facial: 11 erros terríveis que você pode estar cometendo e não sabe

A Estética Facial e a Odontologia Estética andam juntas. Mas nem sempre essa ligação é clara. Muitas vezes, as pessoas procuram por cirurgia facial, mas não sabem que as condições da carga dentária podem ser decisivas na melhoria do formato do rosto, assim como muitas deformações faciais se dão por conta da má formação óssea da estrutura dos dentes.

Veja a seguir 11 situações para as quais a Odontologia Estética pode ser a solução para quem está buscando uma composição facial mais harmônica:

1. Bruxismo

Tanto o formato da face como a posição dentária pode influenciar no ranger e apertar dos dentes. Na maioria dos casos, quanto mais redonda a face, mais pesada é a musculatura facial e, portanto, maiores são as chances de o indivíduo ter bruxismo. Uma dentição mal posicionada e uma mordida muito travada também podem predispor ao bruxismo, causando dores musculares e de cabeça. O Dentista é o profissional que poderá orientar e minimizar esse problema.

2. Mordida cruzada anterior

Se ao morder, a arcada inferior ficar à frente da arcada superior, você está com mordida cruzada anterior. Além de prejudicar a mastigação e a fala, a mordida cruzada anterior pode dar a impressão de que o indivíduo possui um queixo mais saliente. Antes de procurar um Cirurgião, procure um Cirurgião Dentista; ele avaliará a possibilidade de corrigir o problema com o uso de aparelhos ortodônticos.

3. Mordida cruzada posterior bilateral

Acontece quando ao morder, lá na região posterior, os dentes da arcada inferior se inclinam levemente mais para fora em comparação aos da arcada superior, de ambos os lados da boca, aparentando, em alguns casos, um rosto mais arredondado e achatado. Dependendo do caso, o Dentista tratará com ortodontia.

4. Mordida cruzada posterior unilateral

O que ocorre aqui é o mesmo que a mordida citada anteriormente, porém  afetando apenas um dos lados da boca. Aqui, o indivíduo poderá apresentar uma assimetria facial mais visível e, da mesma maneira que o caso anterior, poderá ser corrigido com aparelho ortodôntico.

5. Mordida aberta

Se os dentes de cima e de baixo não se encostam, é porque você apresenta uma mordida aberta, o que muitas vezes causa um aspecto de face mais longa e comprida.

6. Mordida fechada

É o oposto da mordida aberta. É quando os dentes se encostam até demais, com a arcada superior cobrindo mais que o normal a arcada inferior, causando um aspecto de face mais curta e larga. O Ortodontista indicará o melhor tratamento.

7. Extrusão dentária

É quando os dentes “descem” mais do que o normal. A extrusão pode acontecer com um só dente ou com vários dentes, gerando mordidas abertas, traumas de oclusão, contatos pré-maturos e interferências interoclusais, dando um leve aspecto de face mais comprida. Após criteriosa avaliação, o Dentista poderá reposicioná-los no seu nível ideal, corrigindo a mordida e melhorando o aspecto facial.

8. Perda dos dentes

A perda de todos os dentes modifica o formato do rosto; ele se torna mais  achatado, curto e largo. Isso acontece por que já não há mais o contato entre os dentes que garantiam a altura facial anterior à perda. O profissional avaliará qual a melhor forma de substituir os dentes perdidos.

9. Inclinação dentária

Os dentes, quando inclinados, podem prejudicar a face, dando um aspecto “bicudo” ao rosto quando muito inclinados para frente ou de “cara fechada”, quando muito inclinados para trás. A inclinação dentária é facilmente corrigido pela Ortodontia, melhorando o aspecto facial.

10. Atresia da arcada superior

A arcada deve ter um formato amplo e arredondado para acomodar os dentes; porém, quando está fechada (atresiada), prejudica a posição dos dentes, acavalando-os e trazendo consequências para o sorriso e a face, que tende a ficar levemente mais curta. Ao devolver o formato correto da arcada com o uso de aparelho ortodôntico fixo, é possível melhorar a aparência facial.

11. Atresia da arcada inferior

Se a arcada superior está fechada (atresiada), como consequência, poderá fechar ou diminuir também a arcada inferior, tornando a face mais curta ainda. Ao corrigir a parte de cima, o ortodontista corrige também a de baixo, melhorando a face e proporcionando um sorriso mais harmônico e agradável.

Se você está interessado em saber mais sobre o assunto ou gostaria de compartilhar sua experiência com a gente, deixe seu comentário!

Baixe gratuitamente O Guia do Sorriso Perfeito

Summary
Estética facial: 11 erros terríveis que você pode estar cometendo e não sabe
Article Name
Estética facial: 11 erros terríveis que você pode estar cometendo e não sabe
Description
A Estética Facial e a Odontologia Estética andam juntas. Mas nem sempre essa ligação é clara. Muitas vezes, as pessoas procuram por cirurgia facial, mas não sabem que as condições da carga dentária podem ser decisivas na melhoria do formato do rosto, assim como muitas deformações faciais se dão por conta da má formação óssea da estrutura dos dentes.
Author

Formado em 1997 como Técnico em Prótese Dentária, aprendeu todos os detalhes e perfeições da anatomia e formatos de um dente, além de proporções para um sorriso harmônico.

Deixe seu comentário!

comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *