9 sinais de que você precisa usar Aparelho Dentário

Os motivos para usar aparelho dentário podem variar de acordo com a idade e necessidades da pessoa. Se você nota que seus dentes não estão alinhados, sente problemas de saúde que podem ser ocasionados por problemas dentários ou então quer melhorar a estética da sua dentição, talvez seja a hora de procurar mais informações sobre o assunto.

Você precisa usar aparelho dentário pois o tratamento não é somente estético, ele auxilia também na melhoria da saúde bucal, pois trabalha para que as funções da fala, mastigação e respiração sejam normalizadas. O aparelho dentário tem como propósito corrigir o posicionamento dos dentes, para evitar problemas futuros com articulação da face, perda dos dentes e doenças na gengiva.

Se você precisa usar aparelho dentário a duração de um tratamento vai depender de como estão seus dentes, ou seja, cada caso é um caso. Vários fatores podem determinar o tempo de uso, como o tipo de problema ortodôntico, a resposta do organismo, o tipo de aparelho e a colaboração do paciente durante o tratamento.

Existem dois tipos de aparelhos: os fixos e os removíveis. O primeiro é indicado para tratamentos prolongados, já o segundo para correções mais simples. Entre os aparelhos fixos já existem diferentes tecnologias que atualmente diversificam as opções de escolha.

Confira aqui alguns casos em que o uso de aparelho dentário é indicado:

Dentes apinhados

São mais conhecidos como dentes encavalados. Isso acontece quando o tamanho dos dentes é maior que o tamanho dos maxilares, deixando pouco espaço e acarretando na sobreposição de um dente no outro. Além do problema estético, dificulta a higienização e facilita o aparecimento de cárie e gengivite.

Dentes afastados/Diastema

Ocorre quando a quantidade de dentes é menor que a arcada, deixando espaço entre eles. Pode acontecer por conta da extração de dentes ou dentes que não nasceram. O prejuízo é estético e funcional. O dentista indicará o tipo de aparelho ideal para cada problema.

Mordida profunda

Também conhecida como sobremordida, acontece quando os dentes anteriores superiores, na hora da mordida, cobrem todos ou quase todos os dentes anteriores inferiores. Se não for tratado, pode causar desgastes nos dentes e dores musculares.

Mordida aberta

Os dentes anteriores inferiores ficam afastados dos superiores, com espaço entre eles. Chupeta, sucção dos dedos e interposição da língua podem causar este problema.

Mordida cruzada anterior

Neste caso, os dentes anteriores superiores ficam atrás dos anteriores inferiores. Dificulta a mastigação e a fala.

Mordida cruzada posterior

Aqui, os dentes posteriores superiores ficam para dentro em relação aos posteriores inferiores. Além da estética, prejudica a respiração, fala e mastigação.

Mordida topo a topo

Os dentes batem no topo um do outro. Causa problemas na mastigação e pode gerar perdas ósseas e algumas disfunções na articulação tempôro-mandibular. Em todos os casos de mordida desalinhada recomenda-se o uso de aparelho dentário.

Mandíbula desalinhada

O centro da arcada superior não está alinhada ao centro da inferior.

Dentes grandes

Ocorre quando os dentes anteriores superiores ficam bem a frente dos inferiores.

Usar aparelho dentário requer cuidados. Somente um dentista com especialização em ortodontia poderá indicar o tipo de aparelho que você precisa e se realmente você precisa usar aparelho dentário. Após a colocação, você receberá um manual do aparelho, com informações sobre manutenção, higienização e cuidados. O tratamento também depende de você.

Nossa clínica oferece diferentes opções de aparelhos dentários. Faça uma avaliação e descubra o tipo de aparelho que você precisa. Se ficou alguma dúvida ou sugestão deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas ideias conosco!

Baixe gratuitamente O Guia do Sorriso Perfeito

Summary
9 sinais de que você precisa usar Aparelho Dentário
Article Name
9 sinais de que você precisa usar Aparelho Dentário
Description
Os motivos para você usar aparelho dentário podem variar de acordo com a idade e necessidades da pessoa. O tratamento com aparelho dentário não é somente estético, ele auxilia também na melhoria da saúde bucal, pois trabalha para que as funções da fala, mastigação e respiração sejam normalizadas. Veja mais!
Author

Formado em 1997 como Técnico em Prótese Dentária, aprendeu todos os detalhes e perfeições da anatomia e formatos de um dente, além de proporções para um sorriso harmônico.

Deixe seu comentário!

comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *