Seu sorriso é o seu principal cartão de visita. Por este motivo, a estética do sorriso merece tanta atenção quanto a saúde bucal. Os dentes, no entanto, estão sujeitos a agentes que podem interferir na cor do esmalte, tornando-os amarelados ou escurecidos.
Alimentos compostos por agentes cromogênicos, ou seja, com intensa pigmentação – como açaí, refrigerante, café, vinho tinto e chá, por exemplo – podem interferir na coloração dentária. Outros fatores são o tabagismo, uso frequente ou contínuo de algumas medicações, a idade e até manchas causadas por traumatismos. Por mais que a escovação e os cuidados com os dentes sejam levados à risca, a maioria dos quadros só pode ser revertida com o método de clareamento.
Geralmente ele é realizado com peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida e pode ser feito pelo método caseiro e no consultório odontológico. A diferença entre os métodos é a concentração utilizada e o tempo de ação dos produtos, podendo causar sensibilidade temporária, um dos principais motivos para o tratamento ser muito bem supervisionado pelo profissional. Conheça aqui três métodos alternativos de clareamento dental e como eles funcionam.
Gel de Peróxido de Hidrogênio
O agente clareador utilizado é o peróxido de hidrogênio. Pode ser usado no consultório ou em casa (método caseiro), desde que bem supervisionado pelo profissional. É um método mais rápido, porém de maior sensibilidade. O número de visitas necessárias e a duração das aplicações podem variar muito com a idade e o grau de escurecimento dos dentes, entre outros fatores. Portanto, não é possível determinar o tom final do clareamento, o que depende da resposta biológica de cada pessoa. As duas arcadas dentárias são clareadas simultaneamente.
Clareamento com Gel de Peróxido de Hidrogênio e Luz (Laser, LED ou Luz Halógena)
No tratamento realizado no consultório, é utilizado o aparelho à laser para acelerar a ação do gel clareador concentrado. Neste caso, o resultado desejado pode ser obtido em apenas uma sessão, sendo feitas as duas arcadas simultaneamente. A vantagem, além da rapidez, é a ausência de moldeiras. Geralmente é utilizado o método conjugado, ou seja, o de consultório + o método caseiro (moldeiras).
Em Casa sob Orientação – Método Caseiro
Uma terceira opção é fazer o tratamento supervisionado em casa. Neste caso, eu forneço as moldeiras, o gel clareador e as instruções de aplicação. Normalmente ele é aplicado diariamente por no mínimo 30 minutos, dependendo da concentração do gel clareador indicado. O clareamento é feito na arcada superior e inferior. O resultado esperado é alcançado em torno de 15 dias. Iniciando por uma concentração mais baixa porque, assim, podemos modular o grau de sensibilidade. O agente clareador é o Peróxido de Carbamida.
Atualmente, este método é o de minha escolha. Como já dito anteriormente, ele pode ser usado no método conjugado (caseiro + de consultório).
Independentemente do método, eu ofereço a avaliação no que se melhor aplica ao seu caso.
A Manutenção Adequada Garante a Durabilidade
É preciso ter sempre em mente que o clareamento não é definitivo. Para evitar que os dentes voltem a escurecer é importante fazer as manutenções de forma adequada. Além dos cuidados básicos, como escovar os dentes após as refeições, temos que ter cuidado com a escolha dos alimentos, que também podem influenciar nos resultados, escurecendo e manchando o esmalte com o tempo e a frequência. Por exemplo: café, chá, refrigerantes, açaí, vinho tinto, além de tabaco ou cigarro.
Cuidados com os Riscos da Automedicação
Tome cuidado com produtos vendidos em gôndolas de farmácias e supermercados, pois os mesmos podem causar inflamações na mucosa oral, desgaste na estrutura mineral dos dentes e retrações gengivais. Na primeira consulta, verifico e planejamos qual a opção mais adequada ao seu caso, inclusive se há a necessidade de algum tratamento prévio para que seja determinado o melhor método a ser aplicado e as dosagens / concentrações mais indicadas de acordo com a sua idade, sexo, hábitos alimentares e coloração atual dos seus dentes para o melhor resultado possível. Você certamente ficará feliz com o resultado.
E você, já fez algum processo de clareamento dental? Conte para a gente sua experiência aqui nos comentários!
