O implante dentário é um tratamento que substitui um ou mais dentes ausentes com o objetivo de devolver a função mastigatória e melhorar a estética facial. O tratamento é cada vez mais comum e acessível, porém, ainda existem algumas dúvidas quanto a esse tipo de procedimento. Confira no post de hoje mitos e verdades que o deixarão mais informado sobre o assunto.
1. Qualquer dentista pode colocar implante dentário
Mito. Apenas os dentistas com Pós-Graduação em Implantodontia, os Implantodontistas, é que estão aptos a realizar tal procedimento.
2. Implantes são mais indicados para idosos
Mito. Adultos de todas as idades podem fazer uso de implante dentário, desde que estejam com a saúde bucal e sistêmica sob controle e o crescimento ósseo tenha cessado por completo.
3. Não se pode fazer implante dentário em gengivas que estejam doentes (inflamadas ou infeccionadas)
Verdade. A saúde bucal deve estar em dia e isso significa estar com dentes e gengiva saudáveis.
4. Quem tem diabetes ou problemas cardíacos pode receber implante
Verdade. Para tanto, os pacientes devem estar em acompanhamento médico e com a doença controlada.
5. É possível extrair o dente e instalar o implante na mesma cirurgia
Verdade. Quem definirá essa possibilidade será o Implantodontista.
6. O implante pode ser rejeitado pelo organismo
Mito. O titânio, material do implante, integra-se ao osso facilmente. Casos de insucesso são raros, mas quando ocorrem estão associados a problemas na cirurgia, no pós-operatório, na qualidade do osso ou a problemas mecânicos relacionados à prótese.
7. Por ser um dente artificial, não preciso higienizar
Mito. A saúde bucal deve estar em dia sempre. Por estar instalado na gengiva e no osso, a higienização é fundamental.
8. Posso me alimentar normalmente
Verdade. Esse é o objetivo, devolver a função mastigatória. É claro que logo após a cirurgia, algumas restrições alimentares serão necessárias para garantir uma boa cicatrização, mas elas serão temporárias. Seu Implantodontista fará as devidas orientações.
9. É possível continuar com o hábito de fumar
Mito. Apesar de não ser um fator que contraindique a colocação do implante, taxas de insucesso são comuns em pacientes fumantes, uma vez que a cicatrização nesses casos é mais lenta. Portanto, o ideal é que o hábito seja deixado de lado.
10. Não se faz corte em gengiva para instalar o implante
Mito. De fato existe uma técnica atual em que o implante pode ser colocado sem corte, porém ela não pode ser aplicada em todos os casos. A maioria dos pacientes passa por cirurgia com corte.
11. Após perder o dente, quanto antes se fizer o implante, melhor
Verdade. Com o passar dos meses, ao perder um dente, o osso sem função acaba atrofiando (perdendo espessura e altura) em função de um processo fisiológico de reabsorção óssea que ocorre no local. Quando isso acontece, para devolver a qualidade óssea e instalar o implante, outra cirurgia para enxerto ósseo se faz necessária.
12. Pacientes que não possuem muito osso podem receber implante
Verdade. Tal como no caso acima, o implante é possível graças à colocação de enxerto ósseo. O enxerto tem como objetivo devolver espessura e, consequentemente, um bom leito receptor para os implantes.
Esclareceu suas dúvidas? Tem outras questões? Compartilhe seu comentário ou marque uma avaliação. Estamos aguardado seu contato!
